segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Novidades sobre a descoberta do fogo

Homem controlou o fogo há 400 mil anos, diz estudo

Os humanos só controlaram o uso do fogo há 400 mil anos. É o que afirma um estudo científico divulgado ontem que questiona o consenso sobre o tema. Até agora, acreditou-se que os primeiros hominídeos já usariam fogo há 2 milhões de anos para preparar alimentos e se aquecer.  


COLORADO - Um novo estudo publicado na última edição da Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) mostra evidências do controle do fogo por neandertais na Europa há 400 mil anos.
- Até agora muitos cientistas pensavam que os neandertais faziam algum uso do fogo, mas não de forma contínua - diz Paola Villa, curadora do Museu de História Natural da Universidade do Colorado, autora do estudo com Wil Roebroeks, da Universidade Leiden, na Holanda.
Os arqueólogos consideram a fabricação das ferramentas de pedra e o controle do fogo como marcos na evolução tecnológica dos primeiros humanos. Embora os especialistas concordem que a origem das ferramentas de pedra datam de pelo menos 2,5 milhões de anos na África, o momento em que se começou a ter controle do fogo tem sido um debate prolongado.
Os pesquisadores visitaram e trabalharam em vários locais de escavação na Europa e revisaram estudos anteriores para criar um arquivo com 141 potenciais locais onde houve fogo na Europa, de 1,2 milhões de anos atrás a 35 mil anos atrás, com índices de segurança para cada local. As evidências para o uso do fogo incluem a presença de carvão vegetal, artefatos de pedra, ossos queimados e sedimentos aquecidos. Locais com duas ou mais das características foram interpretados como evidências sólidas para o controle do fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário